Entrevista com Flávio Maneira – Congresso Six Sigma 2013

post-internas3

Como o seu tema contribui para o público presente no Congresso?

O novo contexto do profissional do futuro envolve o conhecimento e aplicação da gestão do conhecimento atrelada à capacitação estratégica, tendo como elemento principal o capital humano. Estudos recentes indicam que a nova liderança deve focar no desenvolvimento (gestão de pessoas) de forma “singular”, ou seja, just in time, just enough, just for you. A palestra “Você 3.0, a maior vantagem competitiva”, objetiva colocar questões tais como: Como atingir alta performance através do engajamento? Como estimular o conhecimento estratégico e inovador para o futuro desejado? “Muitos gestores ainda jogam dama, os de alta performance, jogam xadrez”. (Flavio Maneira).

Quais os desafios existentes dentro das perspectivas abordadas no seu tema? Quais as estratégias adotadas para tratá-los?

Entendo que as empresas que almejam serem sustentáveis financeiramente dentro desse novo contexto de co-criação e conectividade serão as que conseguirem capacitar de forma estratégica sua liderança promovendo uma reação em cadeia (pulverização), o desafio é: captar, armazenar e alavancar melhor o que seus empregados sabem.

Quais as contribuições que uma instituição como a Six Sigma Brasil pode oferecer ao desenvolvimento das boas práticas na área de Gestão e dos profissionais?

Entendemos Six Sigma como uma estratégia gerencial com foco em mudanças nas organizações no sentido de deixarem as empresas mais saudáveis financeiramente através de melhorias nos processos, produtos e serviços para a satisfação dos clientes. Esse processo só acontecerá se melhorarmos o processo de “Gestão de Pessoas”, especificamente falando da liderança. Sabemos que ainda os chefes (líderes) apresentam uma lacuna em termos de atualização bem significativa, ocorre falta de meritocracia, avaliações de desempenho mal conduzidas, coaching e feedback mal aplicados, etc, temos muito o que crescer em processos de gestão de pessoas. Quem sabe criamos um “Six Sigma”para isso?

Como você acha que o Congresso pode estar alinhado às perspectivas de sua palestra?

Acredito que as Organizações que buscam o entendimento e aplicabilidade do Six Sigma almejam crescimento saudável, sendo assim, estão na frente por buscar melhorias contínuas e principalmente atualização. Na minha palestra trabalho com “atualizações” importantes para os lideres desse novo cenário. (co-criação, empatia e experiência).

Como o seu tema pode contribuir para o desenvolvimento profissional dos participantes?

Em um artigo meu recente, chamado “Experiência & Atualização”, menciono sobre uma mesa redonda que participei em Babson College (Boston, EUA), final do ano passado. O que ocorre é que achamos gestores experientes, porém pouco “atualizados”. Acredito que meu tema e palestra irão promover uma reflexão profunda nesse sentido.

Como o seu tema pode contribuir para oferecer resultados às empresas brasileiras?

Em meu tema tenho como elemento principal o “indivíduo”, ou seja, “gente”. Falo da relação de “neurociências”, “comunicação” e “experiência” nesse novo contexto de grandes mudanças que não estão na nossa esfera de controle (por exemplo: mídia social). Os gestores e empresários que perceberem isso antes, sairão na frente. Por isso o tema é “Você 3.0”, ou seja, temos que estar abertos a mudanças. A área de Treinamento das empresas vive um momento de transição e em breve nascerá uma nova área: Capacitação Estratégica (CE).

De quais modos a participação investida no Congresso retorna para o senhor, como profissional?

Primeiro é contribuindo para minha principal causa no Brasil: Ser o embaixador dessa nova área (CE) que envolve o desenvolvimento e a  capacitação do bem maior de qualquer empresa: Pessoas. Em segundo entendo que a melhor forma de transformar o Brasil em um país competitivo (e estamos exatamente vivendo isso) é através de conhecimento (educação).

Para o senhor, o que representa palestrar no Congresso?

Um dos meus desafios na criação do meu portal (www.flaviomaneira.com.br) foi estabelecer minha missão. Palestrar aqui pela 2a vez, representa personificar essa causa: “Acredito que capacitar estrategicamente “Pessoas” é fator crítico de sucesso. Esse é o meu principal objetivo. É através de pessoas que conseguimos atingir “valores intangíveis”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima