Ideia, por Flávio Maneira

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Vivemos um momento único na história que chamo de “colaboração”. Tudo caminha para o lado colaborativo, seja na organização e/ou fora dela. Esse fenômeno chamado mídia social veio para ficar e para mudar tudo que já estudamos de comportamento humano.

Mas qual é o principal “propulsor” da evolução de uma organização? Compactuo com diversos pensadores modernos: Ideias.

Ideias movem o mundo, mudam o mundo e as seguimos como fiéis fanáticos, simplesmente porque acreditamos e porque é relevante de alguma forma para nós, sejam influenciando valores ou simplesmente desejos.

Se você está lendo esse artigo, existe 97% de chance de você ter um perfil no Facebook e com um simples click você irá admirar ideias que são postadas a milhares a cada minuto, de gente comum, de gente que é subestimada (ou era) dentro de sua própria organização e que poderia contribuir significativamente com a solução (ou grande parte) de um problema, seja de produto e ou serviço, ou melhor, com uma ideia brilhante e que simplesmente não foi “ouvido”.

Por exemplo, quem inventou a Mountain Bike?

Amigos do norte da Califórnia: James F. Scott  “provavelmente” a primeira pessoa a modificar uma bike exclusivamente para andar na terra – em 1953. Utilizou um quadro para passeio Schwinn, pneus largos, conhecidos como balão, guidão reto, travões cantilever e desviadores traseiros e dianteiros; Tom Ritchey e Gary Fisher : pioneiros para a prática do desporto e no desenvolvimento de componentes em série, como futuramente bicicletas próprias para o novo estilo. Fundadores das empresas Gary Fisher e Ritchey; Joe Breeze : Confeccionou a primeira bicicleta para a pratica do Mountain Bike, a Breezer # 1 em outubro de 1977.

Ou seja, pessoas comuns e que hoje esse segmento tem um giro de 57 Bilhões de dólares somente nos EUA.

Uma pesquisa da Terra Forum Consultores com cerca de 200 cias brasileiras e multinacionais mostra que o uso da web já faz parte do dia a dia de organizações líderes em todo o mundo. Esses modelos variam desde ouvir a opinião ou abrir para votação sobre uma ideia ou produto/serviço até contextos mais efetivamente participativos com elevado grau de cocriação – e muitos deles com grande sucesso.

Uma boa ideia gera outra boa idéia e assim por diante…e o fato de conseguirmos com facilidade envolver muitas pessoas no processo de inovação e a captura, debate e avaliação das ideias em tempo real, aumenta consideravelmente a velocidade de todo o ciclo da inovação.

Organizações como Apple, Proctor & Gamble, Nokia, Starbucks, Natura, Samarco, Tecnisa, entre outras já estão utilizando a internet aberta para acelerar e ampliar a quantidade e tipo de colaboração para os processos de inovação.

Portanto, se você tem uma boa ideia, use-a, explore-a, arrisque-se. Se não tem, navegue na mídia social.

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