Produtividade Cerebral, por Flávio Maneira

post-internas27

Nos últimos anos a “neurociências” trouxe importantes avanços quando falamos em “como compreender e melhorar o desempenho do funcionamento cerebral”, nos ajudando assim a obter o melhor proveito do órgão mais importante e com alta complexidade da ciência humana.

Mais como podemos aumentar nossa “produtividade cerebral”? bem, vamos lá:

1- Tenha “BOM HUMOR”, pois é… o início disso foi com o psiquiatra “Patch Adams” aonde iniciou-se os doutores da alegria. Ainda não assistiu esse filme? Vale a pena!, bem, existem significantes pesquisas que demonstram que as pessoas mais bem humoradas, tem desempenho acima da média, pois seu foco é mais na solução e menos no problema, além de que trabalham melhor em equipe!. Eu prefiro ficar ao lado de quem é agradável ao invés de quem vive reclamando. (Cuidado com os “Datenas”).

2- Somos o que comemos (e o que pensamos), uma dieta balanceada é fundamental para um maior rendimento intelectual, podendo aumentar a produção de serotonina (substância promotora de bem-estar e incontáveis funções no sistema nervoso central) entre outras, hoje sabe-se que a glicemia estável mantém o cérebro atento e saudável.

3- CONCENTRE-SE, isso mesmo…existem técnicas e exercícios simples para aumentar nosso poder de concentração, aumentando assim a nossa capacidade de “arquivar” informações e resgatá-las com mais velocidade. Algumas dicas: Papel e caneta na mão e quando for explicar algo faça um “fluxograma” (desenho), pois isso aumenta o poder de retenção e entendimento da outra parte; Prestar atenção, ser organizado, emocionar-se e realizar “revisões” constantes de leituras passadas, aulas, palestras, etc,  ajudam significativamente o armazenamento da memória.

4- Aumentar meu QI/QE? (quociente de inteligência/emocional): Sim, é possível…pois quem não quer ser mais inteligente? Segundo H.Gardner (psicólogo americano) nós somos compostos por 8 tipos de inteligências (linguística, lógico-matemática,espacial,musical,corporal-sinestesica,pessoal,naturalista e existencial) sendo assim é sugerido que primeiro tenhamos conhecimento de quais são nossas maiores áreas de inteligência, em seguida é sugerido potencializá-las, pois já é sua natureza. Isso não descarta a hipótese de trabalhar as áreas que sua inteligência é menor. Por exemplo: Você tem uma grande inteligência linguística, porém baixa corporal-sinestésica e você precisa melhorar sua “oratória”, para ser um bom orador/palestrante, você precisa das duas, portanto, incremente-as. Como? por exemplo um curso de teatro seria uma boa estratégia.

5- Exercício Físico é fundamental !!! Você é um daqueles que briga para ir numa academia ou se exercitar periodicamente? pois é… não serei o primeiro nem o último a falar que você deve repensar em seus hábitos e procurar uma atividade física (existem dezenas) que lhe agrada…pois ela é tão fundamental quanto comer, dormir e estudar…acredite !!! Muitos estudos comprovaram que para manter o excelente funcionamento cerebral (aumento da sinapse e circulação cerebral) é mais que necessário. Existem diferenças muito grandes quando estudamos a anotofisiologia do cérebro de atletas e pessoas com hábitos saudáveis…quando comparado ao grupo de sedentários.

6- MEDITE !!!, sim..procure permitir-se um momento só para você…em silêncio e procure não pensar em nada…sim..o cérebro precisa desse estado de “nirvana”…procure alguma técnica de meditação (yoga) que mais lhe agrada…e coloque em prática.

7- e por último, AME… ame as pessoas, ame o que você faz, ame o seu trabalho, enfim…viver “de bem” com a vida faz com que tenhamos o hábito de ser “otimista” e ser “otimista” impede que as pessoas se prendam a pequenos aborrecimentos , ficando com o olhar mais amplo,  trazendo assim, possibilidades de soluções para problemas.

Para saber mais: edição especial da revista “Mente&Cérebro” : Como melhorar o desempenho do seu cérebro.

Pense nisso.

Abraços, Flávio Maneira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima