Você está feliz na sua vida profissional? por Flávio Maneira

É possível termos controle em nossa vida ou somos frutos do acaso? O que determina sucesso? Aliás o que é sucesso para você? Será que existe um caminho para revolucionar a própria vida, até coisas mais práticas como começar (ou terminar) algo que não está do jeito que você gostaria? Você está feliz na sua vida profissional?

Em anos de trabalho com foco no desenvolvimento de pessoas, percebo que ter clareza psíquica, emocional ou como gosto de dizer: “ampliar a consciência” é o primeiro passo de um processo profundo de mudança objetivando ser mais feliz nos principais pilares que sustentam e torneiam sua vida e o profissional tem grande influência nos demais.

O Pilar profissional é um dos grandes responsáveis por questões que vão muito além do dinheiro, por exemplo: felicidade. Você faz o que realmente ama? Você aprendeu a amar o que faz? Você se encontrou profissionalmente? Se não, por que não arriscar em recomeçar? Você está satisfeito com seu superior? Como você considera o clima (ambiente) do seu trabalho? E com seus pares? Se você é um gestor ou empreendedor e tem uma equipe como considera sua gestão?

Existem inúmeras pesquisas bem fundamentadas sobre aspectos profissionais envolvendo liderança, colaboradores, clientes, empreendedores e em todas vemos alguns aspectos em comum: são mais “pontos de melhorias do que os que dão certo. Vou dar um exemplo: Se perguntarmos para 100 pessoas sobre seus “chefes (ou líderes), 80 estão insatisfeitas, porém dessas 80 insatisfeitas, quantas fazem algo para mudar isso? Não chega a 10%, acredite. No caso dos empreendedores, grande parte das empresas fecham antes de completar 3 anos de vida, quando é feito uma análise sobre o principal motivo advinhe? Falta de conhecimento, ou seja, as pessoas simplesmente abrem um negócio sem ao menos saber o que é um “plano de negócios”.

Quando o assunto é “carreira” os resultados são ainda piores: a maioria das pessoas não sabem gerir um plano de carreira alinhado com suas fortalezas (seus talentos dominantes, seus pontos fortes), vivemos uma escassez de líderes e bons gestores de pessoas e com isso vem a falta de orientação e desenvolvimento adequado, estratégico e assertivo, de acordo com cada indivíduo. As pessoas estão literalmente perdidas profissionalmente. O que é preciso? Parar, estruturar um plano, procurar ajuda, ler, estudar e principalmente saber que vai exigir muita disciplina, mudança de hábitos. É um percentual muito pequeno da populacão que está disposto a isso, como Tony Robbins (autor e palestrante especialista em reprogramação mental) diz: por isso os pobres estão cada vez mais pobres e os ricos cada vez mais ricos. Pense nisso.

Flávio Maneira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima