Preparação & Carreira. Por Flávio Maneira

post-internas98

“A preparação antecede a carreira”. Isso mesmo, sem sombra de dúvidas as pessoas que preparam-se antes de conquistar aquela posição tão almejada tem mais chance de sucesso. Parece obvio, não é mesmo? Obvio como por exemplo: a única regra para emagrecer é gastar mais calorias dos que as ingeridas, ou,  a única forma de eu passar num concurso é estudando, ou, para eu ganhar uma competição preciso treinar (me preparar).

Em todas as situações precisamos “agir” , estar “motivado a”, precisamos “nos preparar”. Acredito que todos nós temos plena consciência disso, porém são poucos que “de fato” o fazem, ou seja, se preparam.

Se preparar, de fato, exigi: disciplina, muita disciplina.

Quero aqui compartilhar algumas dicas simples sobre se preparar para a sua carreira profissional.

1- O primeiro passo é ter claro o que você quer em sua trajetória profissional, para isso, é fundamental você conhecer qual é o seu “perfil”e ter a maturidade de entendê-lo e aceitá-lo. As vezes as pessoas insistem em seguir um caminho aonde faltam certas competências e dessa forma apresentam desempenhos no máximo “medíocres” (na média), veja, isso não significa que a pessoa não tenha “competência”…ela não tem “aquela competência” e o pior, as vezes, tem um gestor imediato despreparado aonde não consegue deixar claro isso de forma legítima. (dificuldade para dar feedbacks negativos). Uma boa recomendação é o livro: “descubra seus pontos fortes”, nele você fará uma pesquisa (via internet) pelo renomado instituto Gallup e receberá quais são seus principais talentos dominantes.

2- Pronto, agora você tem claro quais são seus talentos dominantes e é hora de se perguntar: meus talentos (competências) são exigidos para o que almejo em termos de carreira? (por exemplo, você ocupa uma posição de executivo de vendas e almeja uma posição no comitê executivo como diretor e percebe que a competência “comunicação” é de grande valia e você a tem, ou seja, está no caminho certo. Porém caso não a tenha, não desanime, mesmo não tendo essa competência você pode desenvolvê-la, porém será mais custoso, pois não é uma “pré-disposição” sua.

3- Seguindo esse racional, vamos alinhar as expectativas e é nesse momento você ter claro quanto tempo você estará preparado para seu novo cargo? 6 meses, 1 ano, 3 anos…o fato é que as pessoas (de forma geral) tendem a se “superestimar”. Emocionalmente falando é quando aumentamos ao perguntarem nossa altura ou diminuir quando se fala em  peso… é um processo de “retroalimentação emocional”, dependendo do ponto de vista tem até o seu lado que pode ser bom, porém quando falamos de carreira, não. Você tem inglês fluente, ou não.

Pronto, agora vem o mais difícil: se preparar.

É muito comum colocarmos “n” barreiras e obstáculos nesse momento… é , não é facil treinar para uma maratona. Mas temos aliados que nos ajudam muito, precisamos apenas parar, pensar e buscar alternativas. Vou exemplificar: Conheci uma pessoa que simplesmente aprendeu de forma independente (sem aula particular ou curso) inglês nas 3 esferas propriamente ditas: fala, escrita e escuta. Como? primeiro: com disciplina. Tinha/tem tv por assinatura e passou a assistir canais da lingua. Tinha/tem internet aonde conseguia se comunicar em redes sociais com outros estudantes, entrava em sites, baixava discionários, blogs que simplesmente ensinam (expert english) além de praticar sua fala toda vez que possivel.

A mensagem final é que a oportunidade não é para alguns e sim para todos, basta fazer. Se você quer ter uma carreira sólida e constante tem e deve se “preparar”, pois sem dúvida “a preparação antecede a carreira”, pense nisso.

Abraços,

Flávio Maneira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima